segunda-feira, julho 17, 2006



Mudanças


Sabe quando tudo parece errado, nada dá certo, tudo o que você faz e/ou pensa dá errado, você quer mudar, tenta mudar, mas nada te motiva a isso. Pois é, isso é muito comum! Pessoas erram, isso é normal, mas fica chato quando insistem nos erros e não fazem nada para consertar. Pior ainda quando têm consciência de que devem mudar.
Mudar é difícil, mas como me disseram sábado "só você pode mudar você" (ou mais ou menos isso, pois me ligo mais na essência do que me disseram do que nas palavras exatas). Eu concordo com isso, cada um de nós (e apenas nós mesmos) temos o poder de mudar algo dentro de nosso ser que em tantos momentos está em conflito, mas isso não acontece de uma hora para a outra e raramente se dá pela simples força de vontade (e admirados sejam os que conseguem).
Mas mudar pode se tornar a coisa mais fácil do mundo quando se tem uma inspiração, uma motivação, algo que realmente dê o impulso que faltava para "a grande mudança" e, lembrando, que seja uma mudança para melhor, pois de nada adianta mudar e se tornar uma pessoa pior do que era antes, afinal isso é regressão e creio que todo ser humanos esteja aqui para evoluir e se tornar cada vez melhor.
Mudanças podem ser até desagradáveis, mas quando se é para melhor, todos a sua volta percebem a diferença e até gostam do resultado. Mas também é errado mudar por alguém, se alguém gostar realmente de você, será por tudo o que você é, independente de seus defeitos. Pessoas podem ser o impulso para a mudança, mas a mudança deve partir de você, do que você anseia e quer mudar em si mesmo. Mudar por outra pessoa faz com se deixe de ser você mesmo e isso nunca é bom. Bom mesmo é ser você mesmo, é mudar coisas que não te agradam, tentar ser mais compreensível, aceitar os defeitos (seus e dos outros), saber dar valor às qualidades, aos pequenos momentos de nossas vidas que nunca mais se repetirão, pois um momento nunca é igual ao outro. Como disse uma professora minha certa vez, por mais que você repita o ato, o momento já se foi, um segundo nunca é igual ao outro, por isso devemos aproveitar todos os momentos e vivê-los com intensidade, esse é o princípio do carpe diem. Até mesmo os momentos tristes devem ser aproveitados e sentidos com toda a intensidade no momento em que ocorrem, pois assim ele se esvai de uma só vez e não se torna aquela erva daninha que corrói a alma e congela o coração. Essas são lições que se aprende apenas depois de errar, mas erros não são ruins, pense quão chato seria se tudo fosse certo e fácil, viver não teria sentido e seria um tédio. Cair é ruim, mas o bom é levantar depois de um grande tombo e dizer para si mesmo "eu consegui".
É preciso aprender a não levar tudo tão a sério, a lutar pelo que se quer e não desistir quando a vida não andar do jeito que se queria. Todas essas lições são árduas e muitos não aceitam o fato de que para chegarem a um estado de plena satisfação (e até felicidade) é preciso passar por eles, sofrer, chorar, se machucar. Me disseram uma vez que todos que alcançaram a felicidade plena já sofreram muito e eu começo a acreditar nisso, não só por eles, mas por mim mesmo. Antes, eu mesmo pensava que mudar era realmente um "bicho-de-sete-cabeças" e descobri que não é... Talvez seja um de oito, nove ou dez! Ou de nenhuma, depende de como você encara a vida e de como você resolve os problemas. Depende de quão a sério você leva tudo que acontece com você. Ser sério é bom, mas há momentos em que uma gostosa risada cai muito bem. O importante é saber equilibrar o todo, não ser extremos, apenas quando a situação exige. Ser flexível ajuda a mudar, ajuda a aceitar mudanças e a pensar nelas com mais freqüência e aí sim, você percebe que mudar pode ser mais fácil do que se pensava.
Já vi muitos dizendo que iam mudar e até mudaram, mas nada que durasse por mais de uma semana. E eu me pergunto, qual a finalidade disso então? Se é pra mudar, que mude, mas não volte atrás. Insegurança, com toda certeza isso atrapalha, mas é só mais um obstáculo que devemos aprender a superar e certamente pode ser o mais difícil deles.
Quando todos os medos começam a ser superados, metade da mudança está feita, basta agora ser mais livre, mais aberto a opiniões, mais compreensível, mais racional. É preciso também saber manter as mudanças, e que estas não sejam tão drásticas. Lembre-se, nada ao extremo é bom, nem mesmo o amor. Tudo que é levado ao extremo corre sério risco de se tornar doentio, por isso saber medir tudo o que se faz do modo mais racional possível é tão importante quanto mudar o que se precisa.Talvez esse texto nem tenha ficado tão bom quanto eu queria e nem tenha expressado exatamente o que eu penso, vivo e sinto, mas acho que é o bastante para inspirar o desejo de mudança em algumas pessoas ou apenas fazer com que outros reflitam. Eu mesmo venho mudando muito e meus textos mostram isso também, digamos que sejam menos medíocres do que há um tempo atrás, mas muito filosóficos em certos aspectos. E usar de metalinguagem pode ser um modo de tentar avaliá-los de um modo mais profundo.


Texto escrito ao som de Aimee Mann, inspirado por Fernando, Carla e Fabiana.

imagem retirada do site de busca www.google.com

4 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Dé, bom, eu sinceramente nem sei por onde começar esse comentário... Acho que talvez vc compreenda o porque...
Eu realmente estou sem palavras... o texo ficou ótimo... Simples, mais preciso, verdadeiro... E eu posso até dizer, tocante...
Eu pude perceber uma de suas mudança, meu amigo, e sei que ela te fez muito bem...
Desculpe pelo comentário um pouco confuso, mais foi escrito de coração, como tudo aquilo que faço...
Gosto muito de vc, e agradeço muito pela sua amizade! É muito importante para mim!
Um grande beijo

6:05 PM  
Anonymous Anônimo disse...

poxa filho i.i
perfeita demais a msg
como eu ja disse antes, filhote fodão \o\
"Já vi muitos dizendo que iam mudar e até mudaram, mas nada que durasse por mais de uma semana. E eu me pergunto, qual a finalidade disso então? Se é pra mudar, que mude, mas não volte atrás."
vc tem razão filhote
Mudança eh mt mais doq uma simples vontade
tem q ser pra valer
i.i
ta mt linda a msg, vc eh fodao filhote
Eu te adoro ^_^
tenho orgulho de ser seu pai

6:06 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Gostei do post Dré, pra fazer pensar :)
Em alguns pontos sou contra. Acho que, pelo menos as mais duradouras e verdadeiras, vêm naturalmente. Cada uma delas são conseqüências de uma série de outras que são necessárias pra que “o show continue”. Ironicamente: pra que a essência do que foi mudado continue a mesma. Pelo menos é assim que eu percebo que as coisas acontecem.
Bjz e abraços :)

6:50 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Gente... não é que te inspiraram mesmo?!

Eu acho o seguinte, mudar é essencial, mas só é possivel quando se quer mudar sabe?! É aquele conhecido: "quando estamos mal, só o ruim acontece". mas acho que é porque queremos continuar mal, e não fazemos nada, não mudamos nada para ficarmos bem.

Não acho que seja errado mudar por alguém. Muito pelo contrário...
Acho errado você ferir seus principios por alguém. Mas para viver com alguém, você PRECISA mudar algumas coisas, porque nem todo mundo é obrigado a concordar com tudo o que você faz/fala/gosta.

E novamente descordo, acho cair muito bom. É quando mais me conheço, é quando mais poetiso, é quando mais me acho bonito. É minha diversão, a minha foça. Sei lá, quando voltamos estamos mais fortes, mais bonitos e com uma cabeça nova. Acho o máximo... haha

Bem, achei isso bem interessante, e é sua opinião de como superar as coisas. Eu tenho uma outra visão. Mas como discutir isso né?!
E com a ideia original em "Closer" [ótimo filme na minha opinião]:

"Você é feliz, quando escolhe não estar triste. Escolha não estar triste."

9:10 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial